segunda-feira, 2 de março de 2009

Sobre Lideres...

Ultimamente tenho tido a terrrivel sensacao que os jovens cristaos parecem nao ter aquela paixao idealista que foi uma marca forte da juventude de minha epoca. Mas longe de mim critica-los, pois eles nao tem culpa mesmo. Eu responsabilizo os lideres. Ou o tipo de mensagem que se tem comunicado nas igrejas de um evangelho materialista. O evangelho do sucesso, da prosperidade, da apropriacao, da bencao, da reivindicacao, do poder. Mas nao o Evangelho que transforma o individuo e a realidade em volta dele. Entao os jovens sao arrastados por essa onda do "oba-oba" e sem sequer saber o sentido real da mensagem crista. Ficam na margem, na superficie, na periferia, e nao conseguem chegar ao amago da experiencia crista porque estancaram na superficialidade e artificialidade de um cristianismo de uma graca barata. E e' um evangelho que parece estar em constante fluxo de mudanca, nada mais e' permanente, pois parece ser necessario estar adaptando a mensagem ao que ha' de mais novo no mercado. Especialmente o mercado das tecnicas de marketing, crescimento e lideranca. Nao e' a toa que a neurolinguistica, o pensamento positivo, e as tecnicas de sugestao tem entrado na igreja de forma as vezes sutil e muitas outras vezes berrante. Parece que de tres em tres anos ha' um novo movimento, teoria, ou metodologia diferente na igreja. E a comunidade crista parece ter perdido seu carater estavel de permanencia, propagadora de uma fe' que sobrevive aos desafios da cultura e do contexto em que ela esta' inserida. E' a igreja camaleao. O que e' bem diferente de uma igreja contextualizada, engajada com a sua realidade social. Mas o problema maior e' quando se percebe que lideres avidos por poder, tem usado a membresia da igreja como marca do sucesso deles. Ha' vintes anos atras eu ouvi de um pastor dando uma palestra para seminaristas que no's deveriamos fazer a igreja crescer, pois se a igreja cresce o pastor tambem cresce financeiramente! Ate' hoje quando lembro disso, fico com vontade de vomitar! Mas essa visao e' ainda mais difundida hoje. As vezes me da' uma vontade enorme de gritar para alguns cristao brasileiros: "Voces nao estao vendo que estao sendo usando pelos seus lideres? Que se tornaram numeros em um processo de afirmacao do ministerio de determinado pastor? Que pastores ficam disputando entre si quem tem a maior igreja, ou a igreja com maior numero de membros? Que e' a sede de sucesso e poder que tem levado muitos lideres a escolher determinados metodos de crescimento de igreja e que no final a gloria e' para ele e nao para Deus?" Espero que a capacidade critica (discernimento) que o Evangelho nos outorga ajude os cristaos a nao se permitirem ser usados como massa de manobra.
Bom, eu devo parar por aqui minhas ruminacoes quanto a isso, mas retomarei esse assunto em outra ocasiao.

Um comentário:

  1. Caro Pastor Rabugento,

    Navegando na internet, me deparei com o seu blog achei muito interessante a sua "leitura" sobre a realidade da comunidade evangélica.
    Parece-me mais um mercado. Fica ao gosto do "cliente" decidi o que é mais conveniente e adequado para a sua vida. Pensa-se em tudo, menos na mensagem do Evangelho.
    Eu também sou daquela época em que a Igreja, principalmente, a juventude, tinha verdadeira paixão na realização da obra de Deus.
    Mas a nossa vida muda tanto...São tantas variáveis...
    Recentemente, depois de muito procurar, encontrei uma Igreja cujo culto me fez sentir como se eu estivesse no céu! Músicas lindas, bem tocadas e cantadas... excelente mensagem bíblica, sem cafonice ou promessas de prosperidade. Ah, foi um alívio! Culto maravilhoso! Espero que escreva mais, pois gostei muito do que li.

    Clara Oliveira
    oliveiraclara661@gmail.com

    ResponderExcluir